Startups e Direito: diálogos possíveis entre empreendedorismo, inovação e tecnologia e o mundo jurídico.

Curso de Curta Duração

Para quem

Alunos a partir do 1º período e público externo

Apresentação

Startups, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, propriedade intelectual, modelo de negócio, minimum viable product (MVP), investidor-anjo, corporate venture, marketing digital, prova de conceito, pitchgrowth hacking: termos como estes ainda causam dúvidas aos estudantes e profissionais do Direito, que cada vez mais se deparam em contextos que requerem diálogo entre o Direito e as áreas de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Estabelecer conexões entre aspectos jurídicos e não jurídicos é uma necessidade cada vez mais latente em um mundo dinâmico e cujas alterações ocorrem em acelerada velocidade.

A partir da verificação dessa necessidade, o presente curso objetiva estabelecer a referida relação especificamente quanto ao ecossistema das startups, que já se apresentam como tendência disruptiva que vem revolucionando modelos tradicionais de negócios.

A exemplo de grandes empresas como Uber, Facebook, Airbnb, WhatsApp, Spotify, Pinterest e Nubank, as Startups se desenvolvem em contextos mercadológicos de extrema incerteza, a partir de um modelo de negócio repetível e escalável e com notável aspecto inovador. Para tanto, o ciclo de erros, acertos e rápidas adaptações é sempre veloz e requer dos setores envolvidos, dentre eles o jurídico, soluções ágeis e perspicazes a problemas sequer imaginados ou imagináveis.

A partir de uma abordagem que buscará estabelecer conexões entre o Direito e as áreas de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, este curso é voltado a estudantes e profissionais que queiram aprender mais sobre o mundo das startups, seus conceitos básicos, seu contexto atual e suas perspectivas futuras.

Mais informações

Início em: 05/05/2020

Término em: 16/06/2020

Horário: 11h30 às 13h10

Carga Horária: 8h

Docentes

Larissa de Lima Vargas Souza

Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu.

Professora de Direito Civil na Graduação.

Advogada.

Leandro Vianna Silva Souza

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo.

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV

Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

Coordenador Geral da Incubadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES.