Alunos a partir do 1º período e público externo
Startups, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, propriedade intelectual, modelo de negócio, minimum viable product (MVP), investidor-anjo, corporate venture, marketing digital, prova de conceito, pitch, growth hacking: termos como estes ainda causam dúvidas aos estudantes e profissionais do Direito, que cada vez mais se deparam em contextos que requerem diálogo entre o Direito e as áreas de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Estabelecer conexões entre aspectos jurídicos e não jurídicos é uma necessidade cada vez mais latente em um mundo dinâmico e cujas alterações ocorrem em acelerada velocidade.
A partir da verificação dessa necessidade, o presente curso objetiva estabelecer a referida relação especificamente quanto ao ecossistema das startups, que já se apresentam como tendência disruptiva que vem revolucionando modelos tradicionais de negócios.
A exemplo de grandes empresas como Uber, Facebook, Airbnb, WhatsApp, Spotify, Pinterest e Nubank, as Startups se desenvolvem em contextos mercadológicos de extrema incerteza, a partir de um modelo de negócio repetível e escalável e com notável aspecto inovador. Para tanto, o ciclo de erros, acertos e rápidas adaptações é sempre veloz e requer dos setores envolvidos, dentre eles o jurídico, soluções ágeis e perspicazes a problemas sequer imaginados ou imagináveis.
A partir de uma abordagem que buscará estabelecer conexões entre o Direito e as áreas de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, este curso é voltado a estudantes e profissionais que queiram aprender mais sobre o mundo das startups, seus conceitos básicos, seu contexto atual e suas perspectivas futuras.
Início em: 05/05/2020
Término em: 16/06/2020
Horário: 11h30 às 13h10
Carga Horária: 8h
Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu.
Professora de Direito Civil na Graduação.
Advogada.
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo.
MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV
Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES
Coordenador Geral da Incubadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES.