MANHUNT UNABOMBER – o emprego da Linguística Forense como estratégia de investigação

Curso de Curta Duração

Para quem

Alunos a partir do 1º período e público externo

Apresentação

Manhunt: Unabomber – é uma minissérie de 8 episódios, baseada em fatos reais, que narra os crimes, a investigação, a prisão e a condenação do homem conhecido como o Unabomber, que, na vida real, se confessou culpado de 16 atentados e foi condenado à prisão perpétua.

Na vida real, a investigação Unabom (abreviação do FBI para Universidade e Bombardeiro Aéreo) começou em 1978 com a primeira bomba e continuou até que o Unabomber fosse identificado, preso e processado em 1998. (O último bombardeio ocorreu em 1995.) A investigação foi a mais longa e mais cara na história do FBI. Muitas pessoas estavam envolvidas na investigação de diferentes agências. Alguns passaram uma parte substancial de suas carreiras na investigação. Todos os tipos de técnicas de investigação foram utilizados, enormes bases de dados foram construídas e inúmeras pistas foram seguidas apenas para o que parecia ser becos sem saída. Mas, para conseguir chegar até o homicida, foi necessário recorrer a Linguística Forense, como meio de prova. Por isso, o processo de investigação abre novos caminhos.

O roteiro aborda, além da caçada ao “unabomber”, a construção ideológica que perpassa os atos homicidas de um homem que acredita que a evolução humana baseada na tecnologia não veio para o bem e acabou deixando as pessoas escravas de uma minoria que detêm o poder financeiro do mundo. Em virtude disso, além de assistir à minissérie e debater as perspicácias da Linguística Forense como meio de investigação.

Convidada : Vitória Bitte (graduanda FDV )

Mais informações

Início em: 16/03/2020

Término em: 11/05/2020

Horário: 11h30 às 13h10

Carga Horária: 16h

Docentes

Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

Professora da FDV.

Doutora em Letras pela UERJ, com pesquisa centrada no discurso jurídico