Globalização e movimento migratório no Mundo Hoje à luz do Direito&Psicanálise

Curso de Curta Duração

Para quem

Alunos a partir do 1º período e público externo

Apresentação

Estes encontros, pretendem refletir a respeito do movimento migratório no mundo com ênfase nos refugiados. O movimento migratório é fruto da devastação por guerras, que assumem diversas faces (conflitos religiosos, étnicos, políticos), mas tem suas causas nos efeitos do colonialismo econômico e cutural pelo mundo, em especial, dos países que se afirmaram como o “centro do mundo” sobre a “ periferia ”.

Se a globalização permitiu ampliar fronteiras para a livre circulação da mercadoria no mundo, ela também produziu uma massa populacional, que vive em uma zona indistinta, seja em campos de refugiados, ou, por estarem à margem da lógica do consumo, ocupam em seu próprio país, um território de exclusão.

Podemos estabelecer relações da figura do refugiado com o conceito de homo sacer? Este, um conceito advindo do Direito Romano, utilizado por Gíorgio Agamben para nomear este homem que vive uma vida nua, privado de direitos civis, que o Estado não pode matar e no entanto deixa-o morrer.

Nestes encontros pretendemos também refletir sobre as consequências do movimento migratório no mundo para a subjetividade do homem contemporâneo. A figura do refugiado introduz um novo mal-estar civilizatório, uma vez que ele representa o estranho, com sua herança cultural, sua língua. Sobretudo os refugiados, são aqueles que buscam se inserir na lógica do capitalismo global, e por isto assumem a face do inimigo, que vem arrancar oportunidade de trabalho de uma massa populacional que também vive em condições de subemprego, à margem do capitalismo global.

CURSO SERÁ DADO QUINZENALMENTE : 

Segue datas: 11/03 , 25/03, 08/04 e 22/04. 

Mais informações

Início em: 11/03/2020

Término em: 22/04/2020

Horário: 11h30 às 13h10

Carga Horária: 8h

Docentes

Nelson Camatta Moreira

Pós-doutor em Direito pela Universidad de Sevilla (España) e Doutor em Direito pela Unisinos (RS)

Estágio de Doutoramento em Coimbra (Portugal)

Professor da Pós-Graduação Stricto Sensu e da Graduação em Direito da FDV

Presidente da RDL (Rede Brasileira Direito e Literatura)

Advogado

Renata Conde Vescovi

Professora Convidada pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV
Coordenadora do espaço de Conexões de Direito e Psicanalise de Vitória
Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo –UFES
Psicanalista Membro da Escola Lacaniana de Psicanalise de Vitória –ELPV