Ética aplicada a Advocacia

Curso de Curta Duração

Para quem

Alunos a partir do 9º e 10° período

Apresentação

As carreiras jurídicas atravessam uma grave crise ética, reflexo da cultura brasileira onde as regras deontológicas não são usualmente conhecidas e consequentemente pouco observadas, resultando, inclusive, em um grande número de processos administrativos por infrações éticas.

No caso dos profissionais do direito, deficiências éticas resultam na baixa credibilidade de advogados, juízes, promotores, defensores e delegados, apenas como exemplo em relação a outras carreiras, o que lamentavelmente até já integra o imaginário popular.

A advocacia possui rígidas regras éticas veiculadas no Estatuto da Advocacia e da OAB, no Regulamento do Estatuto da Advocacia e no Código de Ética e Disciplina, alterado em 2016. Estes mandamentos são de conhecimento obrigatório tanto pelos advogados como pelos demais profissionais do direito, que devem conhecer os deveres e garantias da advocacia. Além do mais, como os escritórios de advocacia tendem a adotar perfis empresariais, e de intensa comunicação pela internet, é imprescindível que o advogado empreendedor conheça os limites à publicidade, mercantilização, contratação e advocacia pró bono, sem falar nas novas formas de constituição de sociedades de advogados, que podem gerar grandes vantagens tributárias.

Exatamente por estes motivos que os conhecimentos acerca da ética profissional são os proporcionalmente mais exigidos no Exame de Ordem, e o seu estudo presta-se tanto como valioso instrumento para a atuação profissional como valioso diferencial para a aprovação da primeira fase da Prova da OAB.

O objetivo do curso é, por meio de micro estudos de casos, dinâmicos e interativos, estudarmos as normas éticas às quais os advogados estão submetidos.

Mais informações

Início em: 05/02/2020

Término em: 08/02/2020

Horário: 7h40 às 11h20

Carga Horária: 8h

Docentes

Raphael Madeira Abad

Doutorando no “Programa de Doctorado en Estado de Derecho y Gobernanza Global”
Advogado