Direito, Empreendedorismo & Brands: Práticas jurídicas sob uma nova perspectiva, utilizando ferramentas do Coaching

Curso de Curta Duração

Para quem

Alunos a partir do 1º período e público externo

Apresentação

A intenção do curso é dar continuidade e inovação ao CCD já apresentado nos semestres anteriores, expondo aos alunos as inúmeras portas que a graduação em Direito abre, indo muito além das carreiras jurídicas tradicionais.

O curso terá como objetivo trazer uma reflexão para os alunos sobre a importância do empreendedorismo na vida, o papel das empresas, a importância e influência das marcas e os tipos de negócios existentes no nosso cotidiano, fazendo uma análise de como o marketing possui influência no comportamento das pessoas e na maneira como elas interagem com a sociedade de modo geral.

Como também contribuir com a formação de profissionais da área jurídica mediante apresentações das teorias que envolvem o fenômeno Empreendedorismo, de oportunidades e desafios em novos mercados e do uso de algumas ferramentas comumente utilizadas na prática empreendedora.

O CCD deve mostrar aos alunos, que uma pessoa formada em Direito, não deve restringir-se ou limitar-se a esta profissão, podendo aprimorar seu conhecimento em outros ramos e áreas.

Os alunos deverão entender através de convidados que exercem profissões empreendedoras, que o que se aprende na faculdade de Direito é aplicado a toda e qualquer profissão, e que assim, os alunos estarão munidos de um conhecimento necessário a todas as áreas da vida.

Além disso, demonstrar que há uma advocacia tradicional da qual pode ser trabalhada com os novos parâmetros do mercado. O empreendedor advogado (perceber críticas quanto à palavra empreendedora – empresa) possui um grande desafio de quebrar paradigmas e limitações do Código de Ética e o Estatuto da Ordem, sendo que o objetivo de sua profissão não é ignorá-los e sim trabalhar com tais diplomas jurídicos.

Como também juízes, promotores, delegados, etc precisam aprender que o ato de empreender é uma questão de atitude, de organização do seu espaço, do seu tempo, das suas atividades de forma a respeitar as regras das suas profissões, das suas escolhas e ao mesmo tempo empreender no desenvolvimento delas.

As aulas serão divididas em teóricas-expositivas (com o foco na participação discente), com participação de convidados Empreendedores, e com a utilização de ferramentas de Coaching e de Planos de Ações e Negócios.

A cada encontro os convidados irão relatar suas experiências extra classe e que de alguma forma contribuíram para a formação empreendedora e a escolha de outra profissão, como exemplo: atividades extracurriculares que fizeram para complementar o aprendizado teórico.

Em cada encontro contaremos com um debate temático, com textos indicativos, utilização de ferramentas do Coaching além de convidados para relatarem sua trajetória profissional.

Haverá também, a apresentação de atividades extracurriculares que auxiliem aqueles que têm interesse em seguir um caminho empreendedor, com a indicação de artigos e livros de apoio para aprofundamento do tema.  Ademais, cada convidado indicará livros que considera de leitura indispensável, criando, assim, um ciclo de leitura básico para cada aluno participante.

Ademais, o CCD quer demonstrar que o empreendedorismo está intrínseco no dia-a-dia de qualquer pessoa, e que as mais diversas ferramentas de COACHING servirão de ajuda e guia de como aprimorá-lo, quando e onde usá-lo, revelando aos alunos que podemos fazer nossas escolhas e exercitar as modalidades empreendedoras existentes.

Mais informações

Início em: 17/03/2020

Término em: 14/04/2020

Horário: 11h30 às 13h10

Carga Horária: 10h

Docentes

Alessandra Lignani

Professora de Direito Empresarial da Faculdade de Direito de Vitória FDV

Mestrado Profissional em Direito Empresarial pelo Faculdades Milton Campos

Caio Pereira Viana

Administrador.

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Àquila Brenna Lamberti Gumes