Dia de Advogado – “Espírito Santo”

Curso de Curta Duração

Para quem

Alunos a partir do 1º período

Apresentação

A atividade Dia de Advogado, que iniciou em 2017, proporcionou experiências diferenciadas aos alunos da FDV, está de volta no calendário das matérias eletivas do ano de 2020. A atividade proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o cotidiano de advogados do Estado e de renomados profissionais do Brasil, além de um contato mais direto com a prática da advocacia para além da sala de aula.

Coordenada pelo professor Luiz Gustavo Tardin, a atividade visa reunir um grupo alunos,  e realizar visitações em escritórios de advocacia de egressos da FDV, bem como em escritórios com perfis diferenciados como do interior do estado, boutiques jurídicas e grandes bancas.

Nos anos de 2017 e 2018, a atividade contou com aproximadamente 40 (quarenta) alunos, que se subdividiram para realizar visitações em escritórios do interior do estado do Espírito Santo, na Grande Vitória, Rio de Janeiro – RJ e Brasília – DF. No Rio de Janeiro, 12 alunos da instituição foram recebidos pelo advogado e processualista Sérgio Bermudes, que contou toda a sua trajetória profissional até alcançar o posto de um dos profissionais mais renomados do Brasil. No escritório do Dr. Sérgio, os alunos, guiados pelo aluno egresso da FDV, Pedro Bermudes, conheceram com detalhes a estrutura do escritório, do sistema do controle de processos à biblioteca, sala de advogado e dos estagiários.

Em Brasília – DF, os alunos assistiram sessão no CNJ – Conselho Nacional de Justiça, conheceram os gabinetes dos Ministros Presidente e Vice-Presidente do STJ, tendo sido recebido por eles próprios, foram ao escritório do criminalista Antônio Almeida de Oliveira Castro – Kakai. No dia seguinte, os alunos fizeram visita guiada no STJ e no Senado Federal.

É imperioso ressaltar que, nessas visitas, os alunos são recebidos pelos advogados líderes do escritório, muitos deles egressos da FDV, bem estabelecidos no mercado da advocacia, que podem, com facilidade, servir de exemplos aos alunos da graduação. Nas visitas, os alunos têm oportunidades de formular perguntas sobre o mercado da advocacia, as dificuldades e as estratégias do início da carreira, a forma de organização do escritório, etc.

Ao final, é realizado um seminário em que cada grupo apresenta o escritório visitado, destacando as suas características.

Mais informações

Horário: 11h30 às 13h10

Carga Horária: 6h

Docentes

Luiz Gustavo Tardin

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV.

Advogado.